home Go!RB Campeonato de Fifa na GO!RB conta com apenas uma representante feminina

Campeonato de Fifa na GO!RB conta com apenas uma representante feminina

O primeiro campeonato do popular jogo para videogame “Fifa” que aconteceu nas Faculdades Integradas Rio Branco contou com a participação de apenas uma mulher. O game de futebol reuniu alunos e convidados para se enfrentarem em partidas de 10min de duração.

A competição aconteceu como parte do evento GO!RB que foi organizado pelos alunos o 4º semestre de Relações Públicas em parceria com a Atlética Rio Branco e a Rádio Rio Branco no campus Lapa nesta última sexta (18). O evento reuniu food trucks, esportes e games.

De acordo com a organizadora Thamires Lima, para participar do campeonato de “Fifa” os interessados se inscreveram previamente pelo site, mas havia também a possibilidade de inscrição na porta do evento.

Mas, a falta de representatividade feminina chamou a atenção. Ao todo, foram 40 inscritos, destes, apenas 3 eram mulheres. A única que compareceu no dia foi Débora da Silva, 23, que estuda Publicidade e Propaganda nas Faculdades Integradas Rio Branco. Segundo ela, um possível motivo para a falta de garotas na competição é o medo de comentários indesejados por parte dos homens “Eu acho que a maioria das meninas fica mais receosa de poder jogar com meninos, porque a maior parte deles é bem machista, sempre tem um outro olhar para você”.

Clube do bolinha: Débora, a única competidora e os demais adversários meninos
Clube do bolinha: Débora, a única competidora e os demais adversários meninos

Essa situação condiz com um estudo recente feito pela Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, que mostrou que 100% das mulheres gamers já sofreram algum tipo de assédio, que muitas vezes vêm em forma de piada ou comentário. Em extremos, essa situação pode levar até a quadros de depressão em algumas jogadoras.

De qualquer forma, para Débora isso não foi um empecilho “Eu não tenho nenhum mal com ser a única, quero representar as meninas que não estão aqui hoje”, comentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *