home Destaques, Eleições 2018 Canal no YouTube reúne informações sobre os presidenciáveis

Canal no YouTube reúne informações sobre os presidenciáveis

A opinião pública, juntamente com o fenômeno das fake news, massacram diariamente o jornalismo, a perda de credibilidade e a incerteza da veracidade assombram o futuro. Uma luz no fim do túnel surge com projetos como “Os Presidenciáveis 2018”, das alunas Sarah Furtado e Karol Coelho, ao lado da editora Bruna Dentello. O canal foi apresentado durante o evento Eleições para além das candidaturas, organizado pelos professores de comunicação das Faculdades Integradas Rio Branco na última quarta-feira (03/10).

A falta de informações básicas e necessárias sobre os presidenciáveis despertaram a típica curiosidade jornalística em Sarah que desde abril comentava sua inquietação com as amigas Karol e Bruna em conversas no WhatsApp. A ideia de criar um canal no YouTube para partilhar conhecimentos surgiu em agosto, o primeiro vídeo foi postado no dia 18. “O que as pessoas vão achar de nós sermos YouTubers” foi uma das inseguranças de Sarah.

Em meio a informações e reflexões sobre a posição ideológica de cada candidato, chamando o público para um debate de ideias sobre política, há espaço para sátiras. A trilha do comercial do slime amoeba foi o trocadilho usado no vídeo sobre João Amoedo, candidato a presidente do Partido Novo. Cabo Daciolo também não escapou das brincadeiras: Sarah usa um pedaço de cabo de vassoura para brincar com a patente do candidato do Patriota.

Teaser do canal Os Presidenciáveis 2018 foi exibido no evento. Foto: Ana Carolina Garbin
Teaser do canal Os Presidenciáveis 2018 foi exibido no evento. Foto: Ana Carolina Garbin

Mas a ideia é mostrar quem são os candidatos, o que já fizeram, o que pensam e o que pretendem fazer se eleitos. Um retorno positivo surgiu quando líderes do Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, o PSTU, elogiaram e compartilharam o vídeo sobre a presidenciável Vera Lúcia. “O diretor do PSTU compartilhou o vídeo sobre a candidata Vera Lúcia, foi o mais visualizado. Tivemos 55 mil visualizações contando as redes sociais Twitter, Facebook e YouTube” comenta Bruna.

Mas nem tudo foram flores, o vídeo sobre o candidato Cabo Daciolo do partido Patriota despertou comentários maldosos. “As pessoas próximas a mim mandaram mensagens perguntando como eu estava, e ler aquelas coisas me afetou diretamente” afirmou Sarah, que mostrara desde o início um orgulho por todo caminho traçado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *