home Atividades laboratoriais Irma é o furacão com mais intensidade na história

Irma é o furacão com mais intensidade na história

Irma, o furacão que teve a duração mais longa já registrada no mundo pelos serviços de meteorologia até hoje, está há mais de 33 horas em atividade. O Irma bateu o recorde do supertufão Haiyan, que em 2013, nas Filipinas, teve os mesmos ventos (295 km/h) por 24 horas.

“Com uma intensidade dessas e com essa longevidade, nunca se viu no mundo, desde o início da era dos satélites. Isso há 50 anos”, disse à AFP a meteorologista Etienne Kapikian, da Météo France.

A tempestade deixou mortos e cidades devastadas no Caribe. Em Saint Martin, foram confirmadas mais de duas mortes, aumentando a oito as vítimas depois do furacão. Uma pessoa morreu em Saint Barth e outra em Barbuda.

Metade de Porto Rico está totalmente no escuro após a passagem do furacão pelo país. Cerca de 50 mil lares também estão sem abastecimento de água. O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, disse ainda que o furacão causou a queda de árvores e postes elétricos. Apesar do Centro Nacional de Furacões ter suspendido o alerta de furacão, as chuvas ainda podem provocar inundações e Porto Rico está em situação de perigo.

O Irma segue avançando, a 26 km/h, para República Dominicana e Haiti, na rota que o levará à Flórida até o final de semana, segundo o último boletim do Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês), com sede em Miami.

O furacão deverá atingir a Flórida com uma tempestade de categoria 4 neste domingo, com tempestades e inundações nas próximas 48 horas. A escassez de gás na área de Miami-Fort Lauderdale piorou hoje, com vendas até cinco vezes acima do normal.
Como o furacão se aproxima de cidades como Orlando e Miami, os voos em direção aos EUA foram cancelados pelas empresas aéreas. O governador da Flórida, Rick Scott, suspendeu a cobrança de pedágios nas estradas do Flórida. O objetivo é ajudar no fluxo de veículos caso haja necessidade de evacuação. A medida entrou em vigor a partir das 5 da tarde de terça-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *