home Atividades laboratoriais MIS inaugura exposição sobre toda a vida e carreira de Renato Russo

MIS inaugura exposição sobre toda a vida e carreira de Renato Russo

 

Vinte anos após a morte de Renato Russo, o Museu da Imagem e do Som (MIS) inaugura nesta quarta-feira (06) uma exposição sobre a trajetória do artista. A mostra tem como principal foco apresentar para o público os objetos pessoais, instrumentos musicais, documentos manuscritos, desenhos, vestuários, prêmios alcançados, entre outras diversas coisas da vida pessoal e profissional do cantor.

 

De acordo com André Sturm, ex-diretor do MIS e criador da exposição, o mais atrativo é a narrativa poética. “Renato marcou as pesso­as pela poesia, por essa capacidade de falar da vida de uma maneira que transcende a época em que ele viveu e o local. Por isso continua a ter tantos fãs e a conquistar novos”, explica Sturm. “O visitante será convidado a mergulhar no universo de Renato por meio de cerca de mil itens pessoais, numa exposição sensorial, que aproxima o espectador desse universo único, com o padrão MIS de apresentação”, completa.

Entrada da Exposição no MIS (Foto: Reprodução – Crédito: Letícia Godoy)

 

Quem foi Renato Russo

 

Renato Manfredini Júnior, mais famoso como Renato Russo,  foi um cantor e compositor brasileiro, que ficou internacionalmente conhecido após fundar a banda de rock Legião Urbana.  Seu sobrenome artístico Russo se deu por conta de uma homenagem ao inglês Bertrand Russell e dos franceses Jean-Jacques Rousseau e Henri Rousseau. Entre os maiores sucessos da Legião Urbana estão: Pais e Filhos, Tempo Perdido e Faroeste Caboclo – virando roteiro de filme posteriormente.

 

Em 11 de outubro de 1996, Renato Russo faleceu devido às gravidades causadas pelo HIV, doença contraída pelo compositor em 1989.   

Cantor e compositor Renato Russo (Foto: Reprodução)

 

A Exposição

 

O filho de Renato Russo, Giuliano Manfredini, foi quem deu a ideia da realização da amostra, inspirado pela exposição sobre David Bowie em 2014. Foram dois anos de muito trabalho e dedicação para restaurar todo o acervo de Renato Russo, encontrado no apartamento onde o músico morava antes de sua morte.

 

O Museu da Imagem e do Som fica localizado na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa. A programação é de terça à sábado das 10 às 21h e de domingo das 9 às 19h, com previsão  até 28 de janeiro. O ingresso varia de R$12 a R$80 e as terças-feira a entrada é franca.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *