home Atividades laboratoriais Universo geek: grandes feiras, cosplays e o futuro

Universo geek: grandes feiras, cosplays e o futuro

Atualmente o mundo geek se tornou um grande negocio que movimenta milhoes em toda Terra

 

Elementos da cultura pop estão presentes na vida de grande parte da população. Quase tudo que se vê hoje tem ligação com produções de arte, seja na área do cinema/TV, música, videogames etc. Chama atenção também a grande adesão do público nesse conteúdo que é renovado a cada dia, trazendo referência tanto em relação ao que já é consagrado, quanto o que é novo nesse grande mercado.

 

Filmes de heróis, séries de TV de grande longevidade, grandes artistas da música são, geralmente, acompanhados por uma legião de fãs por todos os cantos. E, por conseqüência dessa grande quantidade de seguidores, a indústria cultural aproveita para criar diversas alternativas de consumo dessas produções. Camisetas, canecas, quadros, objetos personalizados com temas da cultura popular se tornam cada vez mais presentes no cotidiano.

 

A procura por esses itens é tão grande atualmente que existem diversas feiras e eventos que reúnem grandes empresas e personalidades de diferentes segmentos. Dois dos maiores e mais famosos eventos desse porte são a Brasil Game Show, conhecida por BGS e focada apenas em videogames, e a Comic Con Experience, popularmente chamada de CCXP, que também fala sobre o mundo dos games, porém dá grande destaque a filmes, séries e quadrinhos.

 

O movimento atual

 

As mídias sociais são grandes aliadas desse mercado. A adesão ao mundo geek tem se tornado cada vez maior e com bastante influência de redes como YouTube e Twitter, por exemplo. Gamers fazem as transmissões de seus jogos através dessas ferramentas e isso tem se tornado cada vez mais popular no Brasil. O gamer Ébio Bernardes, dono do canal “Ebinho”, comentou que “o cenário de e-sports ainda é muito jovem no Brasil, porém algumas empresas têm investido bastante por conta do crescimento absurdo que esse ramo apresentou nos últimos anos”. Esse movimento é tão forte que as emissoras de TV têm investido pesadamente, bem como os maiores clubes de futebol do Brasil.

 

Fica claro que os videogames são grandes mantenedores desse mercado grandemente promissor. Para a Cosplayer Giovanna Antonello, “os personagens tem personalidade e por isso me atraem”. Ela, que trabalha na CCXP de São Paulo desde a edição de 2014, diz que os “cosplayers vivem e vestem as roupas dos personagens que eles realmente acreditam”, evidenciando que hoje, o fato de jogar um jogo de videogame é muito mais do que apertar os botões do controle. Os personagens hoj

Giovanna Antonello vestida de Arlequina

e têm grande representatividade e uma história que os cercam, portanto isso desperta o interesse das pessoas.

 

Giovanna voltou à CCXP de 2015 já como cosplayer e sua primeira aparição no evento foi caracterizada como Arlequina, da

produtora DC Comics. Essa personagem é parte da história do super herói Batman.

 

 

Futuro

 

Esses eventos são recheados de diversidade. Porém, um dos assuntos de mais destaque, principalmente da última edição e que possivelmente aparecerá nas próximas é a questão da representatividade. Justamente pelo fato dos personagens serem diferentes uns dos outros, eles carregam bandeiras de grande empoderamento.

 

Personagens como “Pantera Negra”, “Capitã Marvel”, “Mulher Maravilha”, que anteriormente não tinham tanta exposição, hoje são grandes nomes para o que está por vir. “Estão criando uma bagagem de referências muito grande, principalmente para as crianças. Mesmo que pareça bastante comercial, eu considero muito importante”, diz Tatiana Cruz, grande adepta ao mundo geek e freqüentadora assídua de eventos sobre o tema.

 

Essa variedade de campos abre espaço para um futuro bem mais amplo no que diz respeito ao tamanho dos eventos de hoje. A edição de 2017 da Comic Con Experience, em São Paulo entrou para a história como sendo a que mais reuniu público em todo mundo. Em San Diego, onde ocorre a mais famosa Comic Con da atualidade, a área do evento foi ampliada e também deve receber mais adeptos nos próximos anos.

 

A publicidade do mundo geek também é grande responsável pelo desempenho favorável desse universo. Aliadas ao fácil acesso à internet e redes sociais, as empresas têm feito grandes avanços na divulgação dos conteúdos. Hoje existem sites que tratam apenas desse segmento. A cultura pop vive uma época de explosão de conteúdo e de seguidores.

 

O que se pode notar com esta contextualização, é que com o passar do tempo, muitas pessoas foram atraídas para o universo Geek. O que antes era um espaço para apenas estereótipos de nerds, hoje se tornou um ambiente para todos aqueles que se identificam com este universo. Com isso, o mercado nerd se fortalece cada vez mais, movimentando cifras astronômicas que ajudam a fomentar seu lugar em um mercado emergente que possui um gigantesco potencial de crescimento. Cinema, videogames, vestuário, quadrinhos, merchandising dos mais diversos tipos são as apostas desta indústria para alavancar sua reputação com consumidores antigos que colecionam seus produtos e com aqueles que são os próximos alvos que são arrebatados graças ao marketing pesado feito por toda a indústria.

Videogames: A evolução através do tempo

A comunicação na era dos Games

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *